Qual tratamento mais indicado para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade?

É muito comum que alguns sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, sejam identificados ainda na infância. Quando isso acontece, então, é ainda melhor para que o tratamento do paciente se inicie.

No entanto, grande parte das pessoas ainda não sabe qual é o tratamento mais indicado para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Por isso, abordaremos este ponto e muito mais no decorrer deste texto informativo. Veja tudo a seguir.

O que é TDAH e qual o tratamento mais indicado?

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é uma espécie de transtorno neurobiológico, com causas genéticas e que, comumente, aparece durante a infância. Bem como, também é frequente o fato desta condição acompanhar o indivíduo por toda a vida. Alguns sintomas são a impulsividade, a inquietação e a desatenção.

Além disso, o tratamento indicado para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é a psicoterapia através da Terapia Cognitivo Comportamental. Existem ainda outros tipos de tratamentos que podem ser usados para os casos de pacientes que possuem TDAH. Confira cada um deles nos próximos tópicos.

Tipos de tratamentos para o Transtorno de Déficit de Atenção com Hipertatividade?

Ressalta-se aqui a importância de, ao perceber algum sintoma relacionado ao TDAH, buscar a ajuda de um profissional psiquiatra

Por sua vez, além da psicoterapia, é possível que o tratamento do TDAH seja feito por meio do auxílio de medicamentos ou mesmo a combinação dos dois.

Tratamento com uso de medicamentos

Neste tipo de tratamento, o paciente é medicado com remédios que ajudam a diminuir a impulsividade e a desatenção, por exemplo. Dessa maneira, isto facilita a melhor interação com as pessoas e o desempenho em locais como o trabalho e escola a também melhoram consideravelmente. Dentre os medicamentos psicoestimulantes estão:

• Metilfenidato(ritalina);
  • Antidepressivos;
  • Antipsicóticos.

Mas, como dito anteriormente, um psiquiatra deve ser consultado para que, assim, tenha-se um diagnóstico seguro e assertivo, bem como o respectivo tratamento adequado.

Tratamento através da psicoterapia

A Terapia Cognitivo Comportamental tem o fim de ajudar nas mudanças de comportamento e na criação de hábitos melhores. Dessa forma, há uma maior facilidade no enfrentamento dos sintomas inerentes à condição do TDAH.

É muito comum que os profissionais que executem este tipo de tratamento também visem trabalhar o contexto social da criança. Por isso, envolver os pais e professores pode ser um caminho a ser percorrido.

Isto ocorre com o objetivo de manter as orientações do dia  -dia que, por fim, ajudam na criação de um foco e atenção maiores na criança.

Sendo assim, se consultar com um profissional que entende da saúde psicológica do seu filho com TDAH é o ideal a se fazer.

Agende uma consulta com o Dr. Thiago Brandão, que além de possuir anos de experiência, também é membro da Associação Brasileira de Psiquiatria. Com certeza você terá um atendimento de excelência e humanizado.