Uso de mídias sociais tem impacto negativo na saúde mental

Hoje em dia é quase impossível você conhecer alguém que não tenha um dispositivo celular ou qualquer dispositivo móvel com acesso a internet.

No entanto, em meio a tantas informações que pode-se receber todos os dias, cabe indagar a seguinte questão: “O uso de mídias sociais tem impacto negativo na saúde mental?”.

Se você quiser saber mais a respeito, então confira este artigo informativo até o fim e descubra.

A utilização de mídias sociais realmente gera impactos negativos?

De acordo com uma pesquisa postada no site pepsic, o uso de mídias sociais tem, sim, influência negativa sobre o usuário. E o resultado é ainda mais alarmante, uma vez que a pesquisa faz a revelação de que o consumo da internet pode ser prejudicial para a estabilidade emocional. Bem como, é revelado que em situações ainda mais extremas, é possível que o uso da internet quanto das mídias sociais possa gerar práticas que sejam danosas para a vida fora do mundo virtual.

O uso das redes sociais provocam apenas efeitos danosos para os usuários?

Embora deva-se estar atento ao uso da internet e a quantidade de tempo que se gasta por conta de sua utilização, nem sempre as redes sociais causam efeitos danosos para seus usuários. Uma vez que, segundo o site Medley, um estudo que foi realizado pela instituição de saúde pública do Reino Unido, a Royal Society for Public Health (RSPH), aponta que os efeitos nocivos e positivos das redes sociais dependem diretamente da forma a qual as utilizam.

Assim sendo, um exemplo de rede social citada no estudo e que gera efeito positivo é o Youtube. Ao passo que as redes que prejudicam o desenvolvimento dos jovens, segundo o estudo, são o Instagram e o Snapchat.

Desse modo, nas palavras da diretora-executiva da RSPH: “A mídia social tem sido descrita como mais viciante do que cigarros e álcool, e agora está tão arraigada que não é mais possível ignorá-la (…)”. Além disso, as redes sociais com pontos negativos ocasionam sintomas como:

  • Impacto negativo no sono;
  • Autoimagem desvalorizada;
  • Aumento do medo dos jovens em ficar aquém dos acontecimentos.

 

Outros sintomas que decorrem do uso excessivo das redes sociais, mas que não estão no estudo, são ansiedade, pressão para produzir, sensação de isolamento e busca desenfreada pela perfeição. Sendo assim, quando se fala destes sintomas que afetam a saúde psíquica de um indivíduo, logo, o melhor a se fazer é procurar a ajuda de um profissional psiquiatra. Por isso, agende sua consulta com o Dr. Thiago Brandão, apto para atender e entender o seu caso de ansiedade, depressão e outras doenças que afetem a sua saúde emocional e psicológica.

 

Leia também